terça-feira, 24 de junho de 2014

Evolução do logótipo da McDonald´s

O MCDONALD’S é um exemplo primoroso de branding. Ao longo dos anos foi literalmente lapidando sua marca até ser reconhecida somente pelo tradicional M amarelo. Mas para chegar a este resultado foi um longo e árduo caminho. Até 1953 a marca alterou seu logotipo duas vezes. De 1953 a 1960 a rede utilizou um logotipo que possuía sua mascote, o bonequinho SPEEDEE, que personificava a rapidez dos serviços prestados. O tradicional logótipo do MCDONALD’S, representado por um M amarelo, chamado pelos americanos de “Golden Arches” (“arcos dourados”), surgiu pela primeira vez em 1960 e foi criado por Jim Schindler.
Nos anos seguintes sofreu modificações. De 1968 a 2003 foi representado pelo tradicional M com o nome da marca. Em 1975 ganhou um fundo vermelho. A partir de 1993 o logotipo utilizado passou a ser simplesmente o tradicional M amarelo com algumas pequenas variações, comprovando assim o espetacular trabalho de branding feito pela empresa. A última atualização aconteceu no ano de 2006. Em algumas lojas na Europa, a partir de 2007, o M amarelo passou a ser utilizado sob um fundo verde.





Sem comentários:

Enviar um comentário