sexta-feira, 27 de junho de 2014

Evolução do logótipo da CAMEL


Tudo começou no verão de 1913 quando surgiu nos principais jornais americanos uma manchete misteriosa que faria famosa a marca de cigarros CAMEL: “Os Camelos Estão Chegando” (“The Camels are Coming”). Era a campanha de lançamento de um novo, moderno e prático cigarro no mercado americano, que já vinha enrolado. Isto porque, naquela época, os consumidores preferiam enrolar os cigarros manualmente. A idéia foi da empresa R.J. Reynolds Tobacco (conhecida como RJR e de propriedade de Richard Joshua Reynold), que aproveitando o êxito e o sabor do tabaco para cachimbos “Prince Albert”, resolveu lançar no mercado os cigarros CAMEL, custando apenas 10 centavos de dólares o maço, sendo o primeiro a adotar o método do tabaco “American blend” (algo como mistura americana). Um dromedário (chamado “OLD JOE”), e não um camelo como muitos pensam, pertencente ao circo Barnum & Bailey, foi usado para divulgar o novo cigarro, através de ações ousadas, incluindo eventos em muitas cidades americanas, onde amostras grátis do cigarro, cujo sabor suave agradava aos consumidores, eram distribuídas acompanhadas da presença do animal. A figura do animal também foi utilizada na embalagem do produto, passando a idéia de exotismo à mistura de tabaco, provenientes da Turquia e do estado americano da Virginia.

As embalagens dos cigarros CAMEL pouco mudaram em toda sua história. Isto até 2007, quando a linha de produtos da marca passou por uma enorme revolução em seu visual, quando assumiu ares modernos e mais sóbrios. 




Sem comentários:

Enviar um comentário